27 de out. de 2016

VIVÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE O FAZER PEDAGÓGICO

No último dia 30, tivemos na Prefeitura de SP a “Jornada Pedagógica”, com várias formações para os educadores da rede municipal. Um grupo de professores de nossa escola foi aos polos (CEUs ou instituições do entorno), para participar de debates sobre currículo, documentação pedagógica, avaliação, interdisciplinaridade, literatura periférica, autoria, cultura corporal, inclusão, educação para as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades. 

Outro grupo de professores realizou uma visita ao “Museu Afro”, que fica no Parque do Ibirapuera e procura destacar a perspectiva africana na formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira. Ainda conferiram a exposição “Portugal Portugueses – Arte Contemporânea”, com a curadoria de Emanoel Araújo. A cultura afro-brasileira faz parte dos temas de estudo e discussão dentro do nosso currículo escolar, por isso a visita ao museu, além de enriquecedora para os trabalhos desenvolvidos na escola, foi de grande valia para o entendimento das histórias que esse povo conta, canta e nos encanta.
Seja nas formações oferecidas pela Prefeitura ou na visita ao museu, o dia 30/09 trouxe aos educadores novas estratégias e produção de novos conhecimentos. Mais que isso, esse dia foi marcado positivamente por propiciar momentos de reflexão sobre o modo de ser, pensar e agir no contexto escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário