15 de abr. de 2016

PROJETOS DA NOSSA ESCOLA !!!

PROJETO "APRENDENDO COM JOGOS MATEMÁTICOS" 



Profª  Ivone

Este projeto tem como objetivo propiciar aos alunos um ensino qualitativo com jogos matemáticos, para sanar  as dificuldades demonstradas em Matemática e apresentar resultados significativos para avanços da aprendizagem dos alunos. O projeto atenderá aos alunos do Ensino Fundamental II para auxiliar o seu domínio dos conceitos Matemáticos, e garantir os direitos e expectativas de aprendizagem para os respectivos anos. Os recursos utilizados serão jogos interativos e jogos on-line.


ACONTECE:

4ª feira – alunos dos Ciclos Intermediário e Autoral

Horário: 11h30 min às 13h30 min 




PROJETO "DESCOBRINDO A LEITURA NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA ESCOLA UTILIZANDO AS DIFERENTES TECNOLOGIAS" 

Profª Isabel Fabiano e Profª Márcia Martinho 

Quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances delas gostarem de ler. Sabendo que o ambiente, ou seja, espaço de vivência de nossos alunos pouco estimulam a leitura e contato com o livro, torna-se de fundamental importância aproximar ainda mais nossas crianças do universo leitor.
Para que isto possa acontecer a sala de leitura e a sala de informática, propõe: o projeto descobrindo a leitura nos diferentes espaços da escola utilizando as diferentes tecnologias.

Os alunos jovens mediadores de leitura e monitores de informática educativa (ciclo intermediário e autoral), estarão atendendo os alunos do ciclo de alfabetização em horário de contra turno, realizando leituras de livros de literatura infantil, assim como, dramatizações, apresentações de fantoches, teatro de leitores, livro book, entre outros. Promovendo o protagonismo juvenil, possibilitando interações interpessoais, abordando temáticas importantes para nosso ambiente escolar e utilizando a tecnologia.


ACONTECE:

3ª feira e 5ª feira – alunos do Ciclos de Alfabetização, Intermediário e Autoral
Horário: 10h20min às 11h50min






PROJETO "CORPO E EXPRESSÃO" 

Profª Adriana Bimbati

Iniciado em 2015, o Projeto Corpo e Expressão tem por objetivo levar o aluno a usar seu corpo de forma consciente e criativa, desenvolver suas habilidade motoras e rítmicas através de uma modalidade musical chamada Cup Song ( música com copos ), além da dramatização dos problemas cotidianos por meio do teatro. 
O foco do projeto são alunos dos 4º e 5º ano, pois acontece em horário de aula em parceria com os professores regentes da sala.
Que seja mais um ano de conquistas para esse projeto e que, o mesmo, alcance mais admiradores para os próximos anos!!!

Good Things !






PROJETO “A ARTE DA DANÇA DO VENTRE”

Profª  Thaís Gomes Pires

O projeto realizado pela Profª Thaís Gomes Pires, visa formar na criança o gosto pela dança, proporcionando noções de espaço, de ética e moral, bem como , a criatividade, o respeito a si e ao próximo. Contribui para a autoestima, despertando a valorização da higiene pessoal e do meio ambiente. Tem como justificativa priorizar o entretenimento e interação social respeitando a idade da criança.
Objetivo principal da dança é proporcionar o lúdico e incentivar a interação interpessoal. As turmas envolvidas no projeto trabalharão contagem musical, lateralidade, postura, coordenação motora concentração, disciplina, convivência em grupo e individual, a criatividade em sequências coreográficas, orientação de higiene pessoal, de vestimenta de dança e noções da história da dança do ventre.

ACONTECE:

2ª feira – GRUPO ÍSIS (alunas dos 4º anos A/B/C/D)
Horário: 12h00 às 14h00

4ª feira – GRUPO HÓRUS (alunas dos 5º anos A/B)
Horário: 12h00 às 13h30m

6ª feira – GRUPO BASTET (alunas dos 6º anos A/C e 7º anos A/B/C)
Horário: 12h00 às 13h30m 

GRUPO BASTET

GRUPO ÍSIS

QUINTAL DO FIGUEIREDO ...

Os jovens mediadores e monitores estiveram reunidos no dia 14 de abril para trabalhar e definir o formato da 1ª Apresentação com o “QUINTAL DO FIGUEIREDO” – alunos Vitor, Thalia, Nicole, Ruan e Gabrieli. 

AGUARDEM !!! 



NOSSA ESCOLA ESTÁ COM CARA NOVA !!!


Orlando Estrada ou simplesmente Landinho, nesta quarta-feira dia 13 de abril, deu início a pintura do muro do FIGUEIREDO FERRAZ !!!

Landinho é artista plástico a 30 anos, menciona ser autodidata, embora tenha estudado pintura clássica por pouco tempo. Intitula-se “pintor muralista”. Nasceu na cidade de São Paulo e é morador em nossa região. 

Realiza trabalhos em São Paulo, na região do ABC, no litoral e interior. O artista aproveita para destacar trabalhos realizados no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital da Criança e Hospital de Taboão da Serra.

Landinho ao citar “A arte é efêmera, se renova”, nos fez recordar a pintura realizada (fotos no final da página) pela Profª Lindinalva (Nalva) e alunos desta escola em 2014. 

Portanto, não poderíamos perder a oportunidade para agradecer a professora e aos alunos.


Conheça mais acessando:

Landinho Artes Facebook ou entre em contato no e-mail landinhoartes@terra.com.br






  

 















PINTURA / MURO - 2014

AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS - ENTREVISTA

As alunas Júlia (7C) e Laís (8B) cumpriram mais uma etapa, realizando a entrevista com nosso diretor Luis Fernando Trazzi,  que gentilmente as recebeu para responder ao questionário e disponibilizar todos os dados necessários. Desta forma, foi possível tomar conhecimento da rotina de consumo da energia elétrica e água aqui no Figueiredo. 

Finalizando o 1ª DESAFIO da coleta de dados !!! 


JOVENS MEDIADORES E MONITORES / 2016

Está formada a nova equipe de Jovens Mediadores e Monitores 2016. 
E já estão realizando leituras com nossos alunos do Ciclo de Alfabetização. 
São momentos de diversão e curiosidade com tantas histórias encantadoras. 

Que delícia de leitura !!!











LYGIA FAGUNDES TELLES É INDICADA AO NOBEL DE LITERATURA !

Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura e a SALA DE LEITURA faz uma pequena homenagem a escritora em seu painel !



Indicação foi feita pela União Brasileira de Escritores
Escritora paulistana de 92 anos já recebeu os prêmios Camões e Jabuti




"A União Brasileira de Escritores (UBE) enviou nesta quarta-feira (03/02/2016) à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano.A diretoria da entidade elegeu a escritora paulistana por unanimidade. "Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável", disse Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, em comunicado.O anúncio do Nobel de Literatura deve acontecer em outubro deste ano em Estocolmo, na Suécia. No ano passado, a jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich foi a vencedora. Nenhum brasileiro venceu o prêmio até o momento.Lygia Fagundes Telles, de 92 anos, recebeu vários prêmios ao longo da carreira, tais como o Camões (2005), e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Ela tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações de suas obras para o cinema, teatro e TV. Lygia fundou a UBE e faz parte do Conselho Diretor da instituição". 

Reportagem retirada do G1



9 de abr. de 2016

2º DESAFIO ... AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS

Dia 5 de abril as Professoras Carla e Isabel, que coordenam o Projeto AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS, estiveram reunidas com os alunos para cumprir o 1º DESAFIO no Laboratório de Informática. 
Os alunos, após coletarem os dados e informações sobre equipamentos elétricos e hidráulicos da escola, compartilharam os dados de forma organizada com as professoras e o restante do grupo. Esta dinâmica permitiu a elaboração de gráficos.  

Vamos em frente !!!
 




RODA DE CONVERSA – 2016




Dia 5 de abril nossa escola realizou a 1ª Roda de Conversa de 2016. A “nossa conversa” existe com o objetivo de diminuir a violência, melhorar as relações interpessoais entre todos da comunidade escolar e a possibilitar a comunicação e participação para a construção de uma escola democrática.

Em 2015, resolvemos dar o primeiro passo, e as Rodas de Conversas aconteceram!  Todos puderam se colocar diante dos acontecimentos, esclarecer situações, sugerir encaminhamentos e acima de tudo estabelecer, em conjunto, normas de convivência.
Dessa forma, exercemos a cidadania, possibilitando a transformação do ambiente para a melhoria e o crescimento de todos da escola, principalmente no atendimento às necessidades de aprendizagem de cada um.

As Rodas de Conversa de 2016 terão como foco as relações interpessoais para mediação de conflitos. Buscamos o respeito mútuo, isto é, saber ouvir, esperar sua hora de falar, respeitar a opinião do colega, não citar nomes, falar somente das atitudes quando estas interferem no bom andamento das atividades escolares, ser solidário e colaborativo.


MARÇO ESPECIAL NA EJA



8 de março é conhecido como o “Dia Internacional da Mulher” nos fazendo recordar diversos episódios de lutas pelas quais as mulheres passaram em diferentes lugares do mundo. Tendo em vista as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres nos dias de hoje, os professores da EJA resolveram propor momentos de reflexão, discussões e vivências não somente em uma data, mas em todos os dias do mês de março.

Em 9 de março, no CEU Alvarenga, os alunos tiveram o prazer de assistir Mônica Salmaso cantando Vinícius de Moraes, ao lado do pianista e maestro Nelson Ayres e do flautista e saxofonista Teco Cardoso.

De 14 a 18 de março, durante o intervalo, os alunos ouviram músicas dedicadas às mulheres, na voz de grandes nomes da música popular brasileira.

Durante as aulas, a figura da mulher e as questões históricas sobre a data se fizeram presentes nas pesquisas, nas análises de textos, músicas, filmes, nas discussões e reflexões suscitadas pelos professores.

No último dia do mês, contamos com o Café Literário “À flor da pele – Mulheres”, em que todos da comunidade escolar tiveram um aprendizado que ultrapassou a sala de aula, pois foi o momento de compartilhar todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do mês.

Primeiramente, houve um breve histórico sobre o “Dia Internacional da Mulher”, assim como uma reflexão sobre a situação da mulher nos dias atuais. Foram expostos slides, desenvolvidos pelos alunos nas aulas de Informática, com a apresentação de mulheres importantes e que fizeram história. Depois, passou-se à declamação dos poemas:  “Com licença poética” de Adélia Prado; “Aninha e suas pedras”, “Oferta de Aninha (aos moços)” , “Todas as vidas” de Cora Coralina e “Quando o amor vacila” de autor desconhecido.   Em seguida, os alunos cantaram músicas em inglês e em português: “Just the way you are” de Bruno Mars  e “Mulheres” de Martinho da Vila.

A noite terminou em festa, com um momento de confraternização entre alunos, professores, inspetores, diretores, coordenadores, funcionários da limpeza e da cozinha que mostraram a importância do trabalho em equipe e da troca de experiências para uma aprendizagem significativa na vida de cada um. Parabéns a todos que participaram desse momento tão especial em nossa escola! 

Que venham outros!