26 de out. de 2016

MANCALA AWELÊ

MANCALA AWELÊ

Nos dias 24 e 25 de agosto a nossa escola fez história no mundo dos jogos de tabuleiro, pois aconteceu aqui em São Paulo o 1º Festival de Mancala Awelê e nós participamos. Este festival foi resultado de um projeto realizado pela prefeitura de São Paulo, onde mais de 700 alunos da rede participaram.
Um dos objetivos do projeto é popularizar esse jogo africano que existe a milhares de anos e possui mais de 200 formas de jogar. No nosso caso a forma é Mancala Awelê que é conhecido em muitas partes do mundo e praticado por milhares de pessoas. Outro objetivo do jogo é entenderemos melhor a cultura Africana e sua grande diversidade. Vale lembrar que  Mancala Awelê é um jogo de estratégia pautado na matemática.

Nossos jovens representaram muito bem a nossa escola.

Parabéns a todos participantes !!!
Prof. Joelmir Tonieti















“Mancala é uma família de jogos de tabuleiro jogada ao redor do mundo, algumas vezes chamada de jogos de semeadura ou jogos de contagem e captura, que vêm das regras gerais. Os jogos dessa família mais conhecidos no mundo ocidental são o Oware, Kalah, Sungka, Omweso e Bao. Jogos de mancala possuem um papel importante em muitas sociedades africanas e asiáticas, comparável ao do Xadrez no Ocidente.
Os jogos de Mancala possuem uma sequência de regras geral de jogo em comum de pegar todas as sementes de uma cavidade (a estratégia), então semear as sementes uma de cada vez de uma cavidade, e captura baseada no estado do tabuleiro. Isto leva à frase em português "Contagem e Captura" algumas vezes usada para descrever as regras. Apesar dos detalhes se diferenciarem substancialmente, esta sequência geral se aplica a todos os jogos.
O objetivo de jogos de Mancala normalmente é capturar mais sementes do que o oponente; algumas vezes se tenta vencer por meio do bloqueio de todos os movimentos do oponente.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário