11 de nov. de 2016

FIGUEIREDO VISITA A 32º BIENAL DE ARTE DE SÃO PAULO

A 32ª Bienal de Arte de São Paulo, com o título: “INCERTEZA VIVA” traz obras contemporâneas ao Parque do Ibirapuera e busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte como forma de acolher ou habitar incertezas. Com entrada gratuita, a exposição acontece até o dia 11 de dezembro, reunindo  370 obras e representando 33 países.

No dia 11/11, os alunos do 6º ao 9º ano da nossa escola, em companhia dos professores Paulo Zerbato (Arte), Rosânia Silva (Matemática) e da coordenadora pedagógica Luciana Brasil, puderam apreciar a exposição por meio de uma visita monitorada. Divididos em três grupos, cada um deles visitou espaços diferentes da Bienal, mas sempre de forma interativa.

Os alunos participaram de oficinas, assistiram e  gravaram vídeos, fotografaram e puderam analisar as obras, ora como espectadores, ora fazendo parte dela. Foi uma experiência marcante, repleta de ensinamentos, que despertaram um olhar crítico sobre  a sociedade contemporânea.


Do lado de fora do pavilhão, os alunos puderam ver uma pista de skate, que também é uma obra de arte, acompanhar as manobras radicais dos skatistas, enfim aproveitar a linda tarde de sol no Parque do Ibirapuera. “O melhor passeio feito até hoje no Figueiredo”, assim definiu a aluna Tainara Santos do 9º ano C.


Coordenadora Luciana Brasil 


31 de out. de 2016

PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA – HALLOWEEN / 1ºANO A


A Professora Antônia de Inglês do 1º ano A, trabalhou algumas palavras relacionadas com o Halloween, festa comemorada no dia 31 de outubro.

E a senhora Noemia, mãe do aluno Kauã, gentilmente e de forma espontânea, enviou candies para a turma. A parceria entre família e escola aconteceu naturalmente.

Nossa comemoração ficou bem mais doce !!!


Prof.ª Rosilene dos Santos Pereira


HALLOWEEN - DIA DAS BRUXAS


"O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX. 

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.



Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana”.

Trechos extraídos do site Sua Pesquisa

www.suapesquisa.com.br/datascomemorativas/halloween.htm


28 de out. de 2016

PROJETO AÇÕES DO BEM - 27 DE OUTUBRO

Nosso dia foi mais feliz com a presença do Pedro, Isabella e Vitória, alunos do 9º ano A, que participam do "Projeto Ações do Bem" da nossa escola. As crianças do 1º ano A da professora Rosilene, brincaram muito com eles e se divertiram “roubando a bandeira”! 

O convívio com adolescentes e crianças fortalecem o vínculo e o respeito entre as diferentes idades.

Parabéns aos professores orientadores do TCA/2016 !!!


Prof.ª Rosilene dos Santos Pereira




PROJETO ZOOESCOLA - AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE/PROTEGENDO A MATA ATLÂNTICA

Os alunos dos 1ºano A (Prof.ª Rosilene) e 1ºano D (Prof.ª Eva) 3ºano C (Prof.ª Josiane) e 4º ano B (Prof.ª Suellen)  estão participando do “Projeto Zooescola”, parceria da prefeitura de São Paulo com o Zoológico de São Paulo. O tema desta edição do Projeto é Ameaças a Biodiversidade – Protegendo a Mata Atlântica.

Os alunos realizaram uma visita (mês de agosto e setembro) monitorada ao Zoológico de São Paulo, onde participaram de dinâmicas, trilhas e puderam conhecer animais nativos da Mata Atlântica. Ainda aprenderam como as pequenas ações do dia a dia podem comprometer a natureza. Com base no que aprenderam na visita, os alunos estão desenvolvendo ações na escola para conscientização e proteção do bioma mata atlântica com a participação de toda a comunidade escolar.


Professoras coordenadoras do Projeto: Rosilene, Eva, Josiane e Suellen

SALADA DE FRUTAS – TRABALHANDO COM BILHETE E RECEITA

As crianças dos primeiros anos viveram uma semana muito agitada com a escrita de bilhete, receita e preparação de salada de frutas. As professoras dos primeiros anos: Rosilene, Graça, Emanuelle e Suellen, procuraram proporcionar a esses pequenos, momentos prazerosos em que a escrita foi vivenciada. 

Tiveram a parceria dos professores especialistas nessa brincadeira saborosa. A professora Lucia de Educação Física em sua aula trabalhou a brincadeira pega-pega frutas, o professor Paulo de Artes trabalhou com desenho e escrita de algumas frutas e a professora Antônia de Inglês trabalhou com o nome das frutas na Língua Inglesa.

A proposta a seguir foi a construção de um gráfico pelos alunos.

Uma alimentação saudável e a oportunidade de experimentar várias frutas com os colegas tornou esse dia inesquecível!!!

Professoras Rosilene, Eva, Graça e Emanuele 




15 DE OUTUBRO - DIA DOS PROFESSORES


"O dia do professor, comemorado em 15 de outubro, homenageia uma das mais importantes e vitais profissões da sociedade no mundo atual. 

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do professor, data em que se homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. 

A origem do dia do professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de primeiras letras em vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. 

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas. Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pela lei Decreto Federal 52.682, que em seu Art. 3º, diz que "para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias, 

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas que também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é a de transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive."

Trechos do texto de Rodolfo Alves Pena 
Fonte: site Brasil Escola 

ESTUDO DO MEIO NO JARDIM BOTÂNICO

O estudo do meio faz parte de um trabalho com os 7º anos, cujo objetivo é um olhar de cuidado com a natureza, com espaço em que estamos, uma tomada de consciência de que existe diferentes formas de vida e é preciso respeitá-las. Muito se fala sobre preservação da florestas, o consumo consciente, mas como é possível perceber a real importância dessas questões estando distante delas?

Fomos conferir e foi Maravilhoso!

O Jardim Botânico de São Paulo pertencente ao Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que abriga também o Jardim Zoológico, o Zoo Safári e o Parque Cientec em seus 5,5 quilômetros quadrados – o Jardim Botânico de São Paulo foi oficializado em 1938. No final do século passado, toda a região era coberta com mata nativa e ocupada por sitiantes. Por ordem do governo do estado, as desapropriações tiveram início em 1893, já visando à recuperação da floresta.


Veja mais no blog da Profª Elizangela (Ciências) 









27 de out. de 2016

12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS




“Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor-de-rosa, cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber por quê.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes, basta apenas olharmos para uma criança”.

Autor Desconhecido 





MOSTRA CULTURAL - SUSTENTABILIDADE E AÇÕES DO BEM - 2016



No dia 8 de Outubro, os alunos do Ensino Fundamental I e II tiveram a oportunidade de expor os trabalhos desenvolvidos sobre Sustentabilidade e Ações do Bem. E no dia 10 de Outubro foi a vez dos alunos da EJA.

Houve apresentações no palco: alunos dos 1ºs anos cantaram músicas voltadas ao tema "Alimentação Saudável e Desperdício de Alimentos", orientados pelas professoras Eva, Graça e Emanuele. As alunas do projeto “Mais Educação”, com a professora Thais, apresentaram a dança do ventre. A professora Rosânia exibiu um vídeo com as paródias criadas pelos alunos do 6ºano A. Os alunos da EJA declamaram poemas selecionados nas aulas de Leitura com o professor Roberto e apresentaram os trabalhos de Informática desenvolvidos com a professora Ivone (criação de slides e vídeos no movie maker).

Depois das apresentações no palco, houve visita às salas temáticas, ao pátio e à área externa da escola. As salas temáticas contaram com diversos trabalhos dos alunos: maquetes, jogos, cartazes, utensílios a partir de material reciclado, móbiles etc, além de “expositores” de diferentes idades que nos encantaram com suas explicações e domínio do assunto.

As salas foram divididas de acordo com os seguintes temas:
- Animais em Extinção / 2ºs anos
- Mata Atlântica / 3ºs anos
- Meio Ambiente-Reflorestamento; Animais Sinantrópicos; Projeto Zoo / 4ºs anos
- Reciclagem / 6ºs anos
- Reaproveitamento de alimentos / 8º ano B e  EJA
- Saúde (Jogo da Vida) / 8º ano A
- Fontes de Energia / 9ºs anos

No pátio, encontramos os trabalhos dos 5ºs anos, que abordaram a temática "Alimentação Sustentável", para isto, trouxeram atividades relacionadas a Pirâmide Alimentar e também a Exposição de Horta Orgânica cultivada pelos próprios alunos neste bimestre; tivemos também o stand desenvolvido pelos alunos dos 5ºs anos ao 9ºs anos, que fazem parte do Projeto AES Eletropaulo nas Escolas, que tem como objetivo informar e conscientizar sobre o uso responsável da energia elétrica e recursos naturais do nosso Planeta. Os alunos dos 7º anos expuseram cartazes sobre o tema vegetação.
Na área externa, todos puderam visitar a “horta do sapo” criada  pelos alunos da EJA  e alunos dos 7ºs anos, sob orientação da professora Elisângela.

À noite, os alunos da EJA, sob orientação da professora Rosângela, trouxeram receitas com reaproveitamento de alimentos e puderam degustar deliciosas comidas que os próprios alunos cozinharam. Ao final ainda teve o sorteio de dois livros de receita. Os sortudos foram: Lais e Rodney.

Toda a escola estava envolvida com cartazes que traziam mensagens positivas de vida saudável, reutilização de materiais, respeito ao meio ambiente , ao nosso planeta. Todos foram envolvidos por um ambiente acolhedor e de muita aprendizagem.

Nossos alunos desenvolveram o senso de autonomia, foram protagonistas na construção de saberes e se empenharam muito para o sucesso da Mostra Cultural 2016. 

Parabéns a toda equipe "Figueiredo Ferraz"  por mais uma vez desenvolver trabalhos criativos, de qualidade e significativos.  

Coordenadoras Luciana e Marisi